A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, reuniu secretários e líderes de autarquias nesta quarta-feira, em Rio Branco, para reforçar o Orçamento Sensível ao Gênero (OSG). O encontro discutiu estratégias para combater o feminicídio e reduzir desigualdades de gênero, replicando a metodologia de sucesso do Orçamento da Criança e do Adolescente (Ocad). Segundo Mailza, o objetivo é assegurar maior transparência e impacto nas políticas públicas.
Durante a reunião, Ricardo Brandão, titular da Secretaria de Planejamento, destacou a inclusão do OSG no orçamento de 2025 como ferramenta para promover desenvolvimento mais inclusivo. Já a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, enfatizou os investimentos no enfrentamento à violência contra mulheres, como a Patrulha Maria da Penha, criada em 2019.
A vice-governadora reafirmou a determinação do governo em transformar o OSG em um mecanismo de justiça social e igualdade para futuras gerações. “Permitir que todos tenham as mesmas oportunidades é mais do que um objetivo, é um legado”, declarou Mailza