![]() |
Foto: Reprodução |
Na manhã deste sábado, 12 de abril, usuários do WhatsApp em todo o mundo enfrentaram dificuldades para utilizar o aplicativo. Entre os principais problemas relatados estavam falhas na conexão com os servidores e dificuldades para enviar mensagens, especialmente em grupos, além de mídias como fotos e vídeos.
De acordo com a plataforma Downdetector, os primeiros registros de instabilidade surgiram por volta das 7h18, com um pico de 1.108 reclamações às 8h46. Após uma breve diminuição, o número de relatos voltou a subir às 10h33, indicando que a falha persistia para parte dos usuários [1]. Dados do Google Trends mostraram um aumento expressivo, de mais de 4.000%, na procura por termos como “WhatsApp caiu?” e “WhatsApp fora do ar”.
As queixas se espalharam rapidamente pelas redes sociais, com usuários relatando dificuldades tanto no aplicativo móvel quanto no WhatsApp Web. Até mesmo a versão empresarial, WhatsApp Business, apresentou falhas. Aparentemente, o problema não ficou restrito ao Brasil, com reclamações em diferentes idiomas sugerindo uma pane global. Até o momento, a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, não se pronunciou oficialmente sobre a causa da instabilidade.