O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira, 11 de abril, que seu país “não tem medo” da guerra comercial com os Estados Unidos. Este foi o primeiro comentário público de Xi desde a escalada do conflito, após as tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump. Em reunião com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez, Xi destacou que “não há vencedores em uma guerra comercial” e que “ir contra o mundo só levará ao autoisolamento”.
Xi Jinping enfatizou que o desenvolvimento da China nos últimos 70 anos se baseou na autossuficiência e no trabalho árduo, sem depender de esmolas de terceiros. Ele afirmou que a China não teme repressões injustas e continuará focada em administrar bem seus próprios assuntos, independentemente das mudanças no ambiente externo.
A China anunciou que aumentará suas sobretaxas alfandegárias sobre produtos americanos para 125%, a partir de sábado, 12 de abril, em uma nova escalada na guerra comercial. Xi também fez um apelo para que a União Europeia resista junto com Pequim à guerra comercial imposta pelos EUA.